Webnário: Comida de casa e comida de rua: comportamento e consumo na atualidade.
O encontro deste dia buscou refletir sobre alimentação na atualidade a partir de dois espaços sociais que em si implicam estruturas e dinâmicas distintas, porém dialógicas: a casa e a rua.
O encontro de palestrantes com perfis e perspectivas diferentes e complementares tem o objetivo de pensar estes espaços para além dos seus contornos territoriais, mas também os entendendo como esferas de ação social e domínios culturais ‘institucionalizados’ que despertam emoções, reações, leis e narrativas próprias, como propôs pensar o antropólogo brasileiro Roberto DaMatta através do livro: ‘A casa e a rua’.
Iniciamos a sessão com uma breve contextualização do tema através do mediador Rodrigo Cotrim (docente em Gastronomia UFRJ/SENAC RJ), assim como a apresentação dos perfis dos convidados e convidada do dia.
Em seguida, o antropólogo Ramiro Unsain (USP/UBA) fez uma introdução ao tema da casa e da rua como espaços sociais, a partir de sua experiência como pesquisador com histórico de estudos em gênero, saúde e corporalidades. A proposta da fala de Ramiro foi provocar reflexões para pensarmos estes espaços em suas complexidades e implicações.
Na sequência, Christian Grecco (Hug The Food), que é Chef e Consultor Gastronômico abordou temas mais relacionados às dinâmicas comerciais que envolvem empreendimentos gastronômicos que sofreram drásticos impactos com a pandemia e precisaram repensar seus modus operandi. Assuntos como a modalidade delivery, o crescimento das dark kitchens, e ‘novas’ imposições como hospitalidade e acessibilidade servirão de preciosas atualizações sobre como andam as dinâmicas ‘lá fora’, na rua.
Para dar uma dimensão das estruturas e dinâmicas do comer (e cozinhar) em casa, a nutricionista Mayara Sanay (USP) abordou o tema a partir de sua tese de Doutorado e de sua experiência em atendimento clínico, trazendo elementos para pensar contextos específicos e suas comidas relacionadas.