Due Tramonti

Due Tramonti é um podcast, mas também uma jornada sobre ambiguidades e ambivalências, dores e delícias que moldam processos migratórios. Significa ‘dois pores do sol’ em português, ‘two sunsets’ em inglês. Esta linda expressão chegou pra mim através da música do gênio Ludovico Einaudi.

O desejo do podcast nasceu em um período de grandes transformações pessoais, repleto de desafios e novas oportunidades de entendimento da vida. Em meio a essa turbulência, surgiram fluxos de ideias carregados de nuances, demandas por aprofundamentos, levezas, transparências e conexões. Tudo ao mesmo tempo. O podcast entrou no ar em junho de 2024.

Iniciei esta aventura a partir de dois resgates: o flowdase e o desejo de aprender a fazer documentários. Junto com a minha amiga Aline Domingues, iniciamos um projeto de documentário sobre a jornada ‘Migrar é partir-se‘ criada por Marta Mosley e Renata Netto. A partir do roteiro de perguntas surgiram os episódios que levam o mesmo nome da jornada.

Algumas perguntas norteiam (e sustentam) o projeto, tanto do ponto de vista da comunicação, quanto da perspectiva migrante:

Como conversar hoje em dia? Estamos realmente prestando atenção no que falam? Cuidamos do que falamos?

Nos permitimos mudar de ideia? Qual preço pagamos pelas certezas? Somos coerentes?

O “Due” representa esses movimentos, busca transformar incômodos pessoais em revoluções coletivas. Simboliza diferentes perspectivas e momentos de transição. É um convite para explorar experiências multifacetadas de alteridade. É sobre não deixar ninguém falando sozinho.